A lenda do Encontro tem sido passada de Imortal para Imortal, através dos tempos... O Encontro é o nome dado para o tempo em que poucos Imortais restarão. Eles sentirão "um irresistível impulso para uma terra longínqua... Para lutar pelo Prêmio." Neste aspecto, Imortais estão condenados a preencher um destino predeterminado. É o seu destino lutar até que um singular Imortal se torne o vitorioso. De acordo com as séries, o dia do Encontro, está por vir e o Prêmio está esperando para ser ganho.
O Prêmio:
"Eu sei! Eu sei de tudo! Eu sou tudo!"
- Connor
Os Imortais lutam pelo "Prêmio": para eles mesmos, ou para manter afastados de mãos erradas. A humanidade sofreria uma "eternidade de trevas", como o filme disse, se o Prêmio caísse nas mão de um mau Imortal.
O que é o Prêmio? Não é realmente necessário definir ele em termos de jogo, pois o Imortal que o ganhar se tornará em essência um Deus. O filme deixa o assunto bastante vago, exceto por dizer que Connor poderia ler a mente se estivesse concentrado, que poderia ter filhos, envelhecer e morrer.
Uma coisa é certa - o ganhador do Prêmio possuiria todo o Despertar de todos os Imortais que já andaram na terra. Milhares de anos de experiência e conhecimento, de Imortais de todas as raças, seriam dele. Ele poderia ser bem a unidade mais poderosa no mundo.
Deve-se saber que a lenda do Prêmio é somente um conto, e que o Encontro não acontecerá nunca. Talvez, novos Imortais continuem a nascer para sempre, afirmando que nunca haverá um vitorioso. Em todo caso, para os Imortais, o Encontro é similar em várias maneiras ao Apocalipse dos Garou, ou a Gehena para os Vampiros - uma coisa que ninguém realmente acredita, ou alguns Garou diriam, alguma coisa que não ocorrerá em "nosso tempo de vida". A grande diferença para os Imortais é que o tempo de vida pode durar para sempre. Para um Imortal, pouco importa se o Prêmio é somente uma lenda. Ele tem que lutar, pois se parar, ele com certeza, perderá sua cabeça.