Pode ser estimulante, jogar com um Imortal em um Crônica de Storyteller, especialmente se é, em vários jeitos, um personagem extremamente poderoso. No entanto, em minha opinião, é mais difícil criar Imortais que qualquer outro que já foi criado a algum tempo. Quando você está gerando um Mago, um Garou, ou um Vampiro, existem vários traços a serem seguidos como dons, antecedentes, disciplinas, esferas para jogar, e os mitos já estão criados no livro de regras. Efetivamente, tudo está presente para o jogador em um arrumado pacote, e tudo que eles tem que fazer é seguir as regras, escrever algumas coisas e eles podem usar seus personagens.
Imortais são diferentes. Cada um é único. Não existe nenhum antecedente pré - designado para personagens Imortais. Suas naturezas os proíbem de formar uma sociedade que prende tanto o mundo de role-playing, para os Garou, Magos, e Vampiros. Como estes personagens, o Imortal é uma pessoa normal que descobre que tem um destino especial. Diferente dos Garou e Vampiros, eles não conseguem ver razão para serem eles e não outras pessoas que forma escolhidas para serem Imortais. De algum jeito eles são parecidos com os Magos neste caso, mas a maior diferença entre Imortais e outros personagens é o tempo - normalmente, Imortais descobriram suas qualidades há centenas ou até milhares de anos atrás. Decidindo como o seu personagem gastou todo este tempo, e trabalhando crenças, conhecimento e aparências que ele trouxe com ele daquele tempo.
Alguém dirá que isto já foi explorado em Vampiro. Em Vampiro, a pessoa é encorajada a começar com um vampiro jovem, para não desequilibrar o jogo: vampiros mais velhos, não se aventuram com seus colegas mais jovens, ao invés disso, eles ficam ocupados com toda a política da Camarilla. Eles também tendem a ser mais poderosos, e menos humanos que os mais jovens.
Narradores devem estabelecer condições, para um Imortal ser aceito como personagem em uma Crônica, seus antecedentes e passado devem ser pelo menos sumariamente documentados, para seu personagem ser desenvolvido. Isto deve deter jogadores que querem jogar com Imortais somente porque são Imortais. Imortais são uma classe única de personagens, por causa da sua humanidade: mesmo tendo vivido séculos, eles ainda são humanos... Sozinho entre os mortais, escondido, mas ainda humanos de mente e alma. Esta humanidade os faz únicos em interesse para explorar.
Conceito:
Para começar o processo de criação, escolha o conceito para o Imortal. Por que ele sobreviveu? Quando nasceu, onde ele esteve e o que ele viu durante estes séculos? Pegue uma natureza forte, alguma coisa que guia sua vida e os faz se apegar à vida, melhor que apenas deixar ir. Eles não envelhecem, mas sem um motivo para continuar a viver, eles provavelmente perderão a cabeça...
Atributos:
Imortais tem normalmente saúde sobre-humana, são fortes e rápidos, e também inteligentes e perceptivos. São geralmente em forma, atrativos, e carismáticos... então, no Mundo das Trevas, eles são muito superior que mortais em todos atributos. Dê a eles 7 primário, 6 secundário, e 5 terciário em pontos de atributos, ao invés do "normal" 7/5/3 que os Garou, Vampiros e Magos recebem.
Habilidades:
Imortais começam com 13 primário, 9 secundário, e 5 terciário em habilidades quando eles são "jovem" (menos de 100 anos). Imortais mais velhos terão mais pontos. Se o Narrador não quiser que tenha um Imortal de 2000 anos em sua crônica, então ele não deve deixar que jogadores façam Imortais tão velhos: deixando e restringindo a 13/9/5 é ridículo. Imortais mais velhos podem ter um nível mais alto de habilidade (6 ou mais). Jogadores podem escolher habilidades de vários livros, mas obviamente existem restrições. Por exemplo, seria estranho se um Imortal tivesse instinto primitivo ou rituais de Lobisomem.
Use o esquema abaixo para definir a habilidade de acordo com a idade.
Idade-------Primário-----Secundário---Terciário ---Máx.
0-100----------13-------------9------------5----------5
100-250-------18-------------13-----------8----------5
250-500-------23------------17-----------11----------6
500-1000------28------------21-----------14---------7
1000-1500-----33------------25-----------17---------8
e assim por diante...
Vantagens:
"Você não pode morrer, MacLeod... aceite isso!"
- Ramirez
O Despertar é o mais importante em um Imortal... ele define seu poder, e é muito útil em batalhas.. Imortais novos começam com 1 de Despertar.
Imortais não tem "virtudes" como em Vampiro/Lobisomem. Como os Magos, sua única característica é Força de Vontade, e como os Magos, eles começam com cinco de Força de Vontade.
Antecedentes:
Imortais começam com pontos em Antecedentes, como o esquema a seguir
Idade-----Pontos de Antecedentes
0-100------------------7
100-250---------------9
250-500---------------10
500-1000 -------------11
1000-1500-------------12
Os Antecedentes a seguir, são as possibilidades para personagens Imortais. Veja Vampiro para explicações destes Antecedentes.
Aliados - Amigos que podem ajudar o personagem. Eles provavelmente sabem da Imortalidade.
Contatos - O número de fonte de informação que o personagem tem.
Fama - O renome do personagem no mundo mortal.
Influência - O poder político ou social do personagem no mundo mortal.
Mentor - Um Imortal mais velho que dá conselhos, e olha pelo personagem até certo ponto.
* Mentor é menos que cem anos mais velho que você.
** Mentor está entre 100 e 300 anos mais velho que você.
*** Mentor está entre 300 e 600 anos mais velho que você.
**** Mentor está entre 600 e 1000 anos mais velho que você.
***** Mentor está entre 1000 e 1200 anos mais velho que você.
****** Mentor é mais que 1500 anos mais velho que você.
Recursos - Riqueza, pertences e entrada por mês.
Toques Finais:
Imortais tem 18 pontos de bônus para gastar. Novamente, isto dá a eles mais pontos em atributos e habilidades que seus colegas de jogo, mas isto está balanceado por sua impossibilidade de aumentar Despertar exceto por matando um outro Imortal.
Custo de Pontos
Atributos - 5 pontos por nível
Habilidades - 2 pontos por nível
Força de Vontade - 1 ponto por nível
Antecedentes - 1 ponto por nível
Centelha de Vida:
"Você fala engraçado, Nash... De onde você é?" "Vários lugares diferentes..."
- Garfield & Nash
Esta é uma parte muito importante da criação de personagem, e, infelizmente, uma que é constantemente pulada pelos jogadores. Este é um jogo de interpretação, e o Sistema Storyteller é designado para que os jogadores possam imergir em seus personagens. Portanto, você não pode fazer isto se você não conhece seu personagem.
- Antecedentes e História
Onde seu personagem nasceu? Como foi sua infância? Como ele "morreu"? Qual foi a reação pela sua recuperação milagrosa? Como ele descobriu sua Imortalidade - Foi um mentor (como Ramirez) que lhe ensinou sobre isso, ou ele aprendeu sozinho gradualmente? Ele deixou sua casa e família, ou ele ficou e assistiu eles envelhecerem e morrerem? Se foi assim, como isto o afetou? Onde ele esteve nestes anos? Ele tomou parte de algum acontecimento histórico famoso? Atualmente, onde seu personagem vive? Ou ele é um andarilho, se mudando de cidade para cidade?
- Aparência
"Quem corta seu cabelo?" "Estou disfarçado... deste jeito ninguém vai me reconhecer".
- Connor MacLeod e Kurgan
Qual a aparência de seu Imortal? O que ele veste? Ele é um membro clássico da "Turma do Sobretudo", ou ele carrega a sua espada de outro jeito (como o Kurgan e sua pasta)? Este tipo de decisão ajuda a determinar a aparência, e é muito útil para o jogo.
- Contatos
"Oi, Brenda. Eu fiz o que você pediu. Passei a noite atrás dos antigos donos da casa do Nash na Rua Hudson, até o dono original, Montague, em 1798..."
- Rick
Por quanto tempo seu personagem está com este nome? Que amigos ele fez? Ao contrário de Vampiros, Garou, ou Magos, Imortais vivem entre os humanos e (para a maior parte) trata eles igualmente. Portanto, eles fazem conexões com humanos, que virão durante o jogo (como ajuda, ou como reféns, dependendo do humor do Narrador)
- Peculiaridades
"Amor é para os poetas!"
- Connor MacLeod
Que tipo de personalidade seu personagem tem? Ele é sombrio, frio e não amigável, ou inteligente e extrovertido? O que guia ele, o faz continuar? É a ambição de ganhar o Prêmio a coisa que consume sua vida? As coisas que aconteceram com os Imortais ao longo dos anos podem afetar com as peculiaridades de um Imortal. - amor e guerra são provavelmente os mais comuns, mas outras coisas podem realmente afetar o jeito de ver a vida.
- Motivações
"Eu tenho uma coisa a dizer... é melhor ser queimado, que ser esquecido!"
- Kurgan
Imortais, são normalmente individualistas. Note nas séries: a tendência de Amanda de enganar seus parceiros. Estas coisas ajudam a definir o personagem, e ainda não são mostradas nas características abaixo. Talvez seu personagem tenha uma fobia ou ódio por uma coisa particular. Talvez seu personagem tenha medo de altura, e tenha ódio de Vampiros... Pegue motivações peculiares e as escreva; eles serão de grande ajuda para a experiência da interpretação. Veja também Qualidades e Defeitos depois.
Uma coisa muito importante para se lembrar quando estiver escrevendo a história de seu personagem, é que ao contrário dos Garou e Vampiros, Imortais são humanos. Eles vivem por um tempo extraordinariamente grande, mas eles ainda são humanos, com os mesmos sentimentos e pensamentos.
Arquétipos de Personalidade:
Vampiro introduziu Arquétipos de Personalidade para ajudar a definir a personalidade. Um personagem tem dois arquétipos - sua Natureza e seu comportamento, e a chave para usar Arquétipos efetivamente é entendendo a diferença entre os dois.
A Natureza de um Personagem é sua verdadeira personalidade - aquilo que ela é, mas não necessariamente revela para outros personagens da história. Pessoas não abrem suas almas para todos que encontram e por isso desenvolvem fontes falsas.
O comportamento de um Personagem é esta fonte falsa. Enquanto a Natureza de um personagem só mudará em circunstâncias excepcionais, seu Comportamento pode ser tão consistente como sua natureza, ou pode mudar freqüentemente. E, se o jogador escolher, a Natureza e o Comportamento do Personagem podem ser os mesmos.
Arquétipos de Personalidade também são um meio de recuperar Força de Vontade, o Narrador pode conceder Força de Vontade quando o Personagem vive sua Natureza/Comportamento.
Qualidades e Defeitos:
Vampiro também introduziu Qualidades e Defeitos, o que é um método de realmente fazer seu personagem parecer vivo e individual. Qualidades e Defeitos, são negociados somente após você gastar seus pontos de Bônus ou entre um e cinco Ponto de Bônus.
A regra completa para Qualidades e Defeitos podem ser encontrados no Guia de Jogadores de Vampiro e Lobisomem.