Changeling: O Sonho

Storyteller-em Desenvolvimento

Voltar para RPG Page- Voltar para Mundo das Trevas-
Planilhas para Changeling

Fadas...se acredita bata palmas!Tendo começado há seis anos com Vampiro, a série storyteller abriu espaço para novas fronteiras no mundo do rpg. Com poucas e simples regras, dando ênfase à ambientação e à interpretação, esta linha de jogos é hoje uma das mais respeitadas e jogadas em todo mundo. Não que este tipo de jogo, com mais história e menos regulamentos, já não existisse antes no mercado; a própria editora White Wolf tinha seu Ars Mágica (altamente recomendável), mas foi este estilo de rpg que tornou-se consagrado. Depois de Vampiro, Lobisomem, Mago e Wraith, Changeling é o jogo prometido por Mark rein-Hagen para seu World of darkness- o Mundo das Trevas, cenário comum para os cinco jogos. Mas este novo lançamento é um tanto diferente de seus irmãos mais velhos; mais colorido (seja no tema ou no visual do livro), mais light, sem o clima pesado de desespero e depressão pesada que paira sobre os outros jogos.Changeling é um jogo sobre a imaginação, sobre a infância e seus sonhos perdidos. Aqui os jogadores interpretam Faeries, seres mitológicos muito conhecidos por muitos nomes, como gnomos, fadas, elfos, trolls, sátiros...talvez até possamos chamar de Faeries alguns personagens do folclore Brasileiro, como o saci e o curupira.
Nas lendas dos países do norte, um changeling é uma criança Faerie que foi colocada no lugar de uma criança humana para que crescesse no mundo dos humanos, sem que os pais soubessem disso. A criança humana era levada então ao reino dos Faeries para viver entre eles. No jogo esta é uma das possibilidades, mas estes não são os changelings mais comuns.

Mitologia & Lendas

Mundo sem Sonhos

Conta-se sobre uma época em que a Terra e o mundo das fadas, chamado Arcadia, eram uma coisa só. Histórias fantásticas tornavam-se realidade, a magia era verdadeira,e as pessoas eram felizes. Mas chegou a época em que o poder da razão começou a se impor sobre a imaginação e o sonho. Não mais se acreditava em magia e seres místicos. A Terra e Arcadia começaram a se separar. Quando houve o desligamento definitivo, os Faeries nobres foram para Arcadia, sem se importar com os "inferiores". Muitos dos "plebeus" ficaram na terra, à mercê dos humanos. As várias espécies de Faeries puseram suas diferenças de lado para que fosse possível a sobrevivência nesse mundo banal e sem imaginação. Eles aprenderam a morrer e deixar suas almas renascerem em corpos humanos, sendo criados por eles e sem se recordar de suas outras vidas. Esse humanos com espírito Faerie são sempre incompreendidos pela sociedade e pelas pessoas que esquecem o que é a infância- até que em algum momento de suas vidas eles despertam e recordam sua real natureza. Estes são os changelings.
Em 1969, quando o homen chegou a lua, houve uma reviravolta em Arcadia. Esse evento, além de fazer as pessoas sonhassem e reabrissem as portas da imaginação, também afetou Arcadia-que tem uma relação estreita com a lua. Cinco casa nobres foram expulsas, mas o que realmente aconteceu não é sabido por ninguém, pois todos que voltam à Terra têm suas memórias apagadas. Esses nobres tentaram reaver sua autoridade sobre os "plebeus" que haviam ficado na Terra. Mas os tempos são outros, e as coisas não aconteceram do jeito que eles esperavam. Os changelings se levantaram e conseguiram direitos nunca antes admitidos pela nobreza. Changelings vivem de sonhos, histórias, fantasias, amores profundos e seres imaginários. Para eles não há significado em uma vida sem sonhos. Tuodo é contado na forma de histórias divertidas e fantásticas; aquele que se deixar levar pela banalidade estará perdido para sempre. Quando isso acontece com um Faerie ele perde sua natureza mágica e passa a seguir o curso dos homens.

Magia Caprichosa

Em changeling temos gnomos inventivos, trolls brigões, elfos altivos, sátiros que só pensam "naquilo", e um punhado de outras criaturas. Muitos Faeries de lendas foram deixados de lado, e algumas pessoas talvez se espantem com as definições do livro para certos changelings-mas o fato é que existem muitos mitos e definições diferentes: só no Brasil, veja quantas versões diversas existem para as lendas do saci e do lobisomem.
O maior poder dos changelings são seus Cantrips, uma espécie de mágica, diferente da usada em Mago. Para usar um Cantrip um changeling deve ter conhecimento sobre uma arte (que diz o que ele pode fazer) e um reino (que diz onde ele pode atuar). Mas isso não é tão fácil assim. A energia usada para realizar os Cantrips, o Glamour, é uma força caprichosa, viva, sentida em todo corpo do changeling.Quando ele tenta usar um Cantrip, o Glamour exije que ele faça algo para que funcione. Pode ser desde a recitação de Shakespeare até pixar uma parede. A exigência só será anunciada e exigida pelo Glamour quando o changeling estiver tentando usá-lo, de modo que ele nunca saiba se estará apto ou não a fazer o Cantrip. As regras sobre os Cantrips é a mudança mais significativa nas regras de Changeling, em relação aos outros jogos do Mundo das Trevas. Para definir o sucesso de uma mágica não se usam dados, mas sim cards especiais.